ADVOGADO DEVE SER CONSULTADO PARA TOMADA DE DECISÃO PATRIMONIAL
Reconhecidamente, somos um país litigante, isto é, toda e qualquer situação pode parar na Justiça.
Trata-se de uma cultura do brasileiro promover ações judiciais. Talvez este seja o estado de acomodação coletiva, contratando o advogado somente quando o fato ocorreu e não há mais solução.
Mas sentar para ouvir um profissional da área jurídica é muito importante, porque ele lhe apresentará as consequências da sua decisão numa breve consulta, e isso poderá fazer uma enorme diferença.
Na minha área, Direito de Família e Sucessões, entre tantos direcionamentos, pode o profissional elaborar um contrato de união estável, por exemplo, bem como um testamento, ato de última vontade de seu cliente, opinando qual espécie de testamento é o mais adequado.
Outro caminho progressivo é o uso das empresas familiares, aplicando-se o instituto das holdings, de modo a solucionar eventuais litígios entre parentes no tocante a bens materiais, cabendo ao advogado a elaboração de plano estratégico.
Claro que devemos separar aquilo que há possibilidade de alcançar uma solução por meios alternativos, daquilo que a provocação do Poder Judiciário é imprescindível, porém, só quem está habilitado a lhe fornecer essa informação é o advogado, através do seu aconselhamento jurídico.
Procure sempre por um advogado de sua confiança antes de tomar qualquer decisão que tenha a chance de influenciar no seu patrimônio.
#direitodefamilia #direitodasfamilias #direitodassucessoes #direitoporamor #advocacia #advocaciapreventiva #advocaciaconsultiva #advogado #patrimonio #litigio #conciliacao #arbitragem #negociacao #testamento #uniaoestavel #contratodenamoro #holdingfamiliar #vidadeadvogada #sabrinamaiadeoliveiradoamaral #joinville #sc
Escrito por:
Sabrina Maia de Oliveira do Amaral
Advogada especialista em Direito de Família e Sucessões.